Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: Boa Tarde ! Gostaria de saber como surge um arco-iris em forma de circulo , ou seja em volta do Sol . Como por exemplo o arco-iris que observei hoje 30/12/2003 às 11:30hs . OBS.: Eu estava na av. 23 de maio quando observei esse fenomeno .


Pergunta de: Ivoneide de Sousa Sá


Resposta 1:

O fato do arco iris ser visto em forma de circulo não tem nada a ver com o fato dele estar ao redor do sol.Seria interessante tambem descrever o metodo pelo qual você observou o arco iris ao redor do Sol. Como foi que você observou o Sol? Por reflexo? Atraves de alguma lente? Nessa informação pode estar a chave pra responder com mais certeza sua pergunta. Na verdade o arco iris sempre tende a se forma em forma de circulo ou de um arco completo. Por isso ele se chama arco-iris. Acontece que normalmente vemos um semi-arco-iris porque o solo impede a visão completa do arco. Da cabine de um avião os pilotos por exemplo enxergam o arco inteiro. O arco iris é formado quando a luz branca (normalmente do Sol) incide nas gotas de agua da chuva e dentro das gostas sofre refração. A refração é um processo que depende da frequencia da radiação e por isso algumas cores sofrem mais refração e outras sofrem menos e isto separa as cores(1). As radiações ainda são refletidas na superficie interna das gotas e saem pelo mesmo 'lado' que entraram. Por isso a fonte da radiação (fonte da luz, normalmente o Sol) esta atras de quem encherga o arco iris. Uma vez que o arco iris foi visto como um arco inteiro e ao redor do sol levanto duas hipoteses para o fato. Primeira hipotese: A luz que foi refratada, refletida e que formou o arco iris não veio do Sol. Mas neste caso seria muita coincidencia o arco iris ser abservado exatamente ao redor do sol. Segunda hipotese: A refração não foi seguida de reflexão total da luz na face interna da gota. Talvez a poluição misturada com a chuva tenha feito isso. GIBI (1)Se quiser posso te mandar um e-mail explicando o porque da refração depender da frequencia da radiação.

Resposta de: Fernando GIBI, UFMG, Belo Horizonte , MG


Resposta 2:

na verdade eu acredito que ele estava se referindo simplesmente ao halo que eventualmente surge em torno do sol. ele é criado pela reflexão ou refração da luz nos cristais de gelo que estão em suspensão na atmosfera, nuvens cirriformes, nevoeiro gelado...

Resposta de: Fabiano Anderson Pedroso


Resposta 3:

Na verdade, não devíamos chamar o arco-íris dessa maneira, devíamos chamá-lo de círculo-íris, já que todo arco-íris sempre possui um formato circular, porém, nem sempre enchergamos esse fenômeno por completo, o que às vezes nos dá a impressão de que eles sejam meros arcos. Por tanto, esse arco-íris que você observou, Ivoneide, era redondo pois você consegui enchergá-lo por inteiro. Como surge um arco-íris? Cada cor possui uma frequência de ondas eletromagnéticas (luz), sendo a luz branca a junção de todas essas cores. Cada uma dessas cores, devido as suas diferentes frequências, são refratadas de maneira diferente pelas gotículas de água presentes no ar, ocasionando o fenômeno denomidado DISPERSÃO DA LUZ, que consiste basicamente na separação das cores agrupadas na luz de cor branca. Você sempre verá o arco-íris do lado oposto ao lado que o Sol se encontra (com exceção de casos raros como o ocorrido com você, mas que também pode ser explicado da mesma maneira), já que a luz sofrerá o fenômeno da REFLEXÃO TOTAL. Depois de ter sofrido esses dois fenômenos, a luz, já dispersa, abandonará a gotícula da água variando (devida à dispersão) do vermelho ao violeta, sendo que o vermelho sairá por baixo e o violeta sairá por cima dessa gotícula. Veremos o vermelho em cima no arco-íris porque a luz das gotículas mais altas que chegaram em nossos olhos, sairam por baixo da gotícula. Veremos o violeta em baixo no arco-íris porque a luz das gotículas mais baixas que chegaram em nossos olhos, sairam por cima da gotícula. O fato que explica o formáto circular do arco-íris é o fato de que apenas nessa figura geométrica as gotículas de água que refratam a luz estarão na mesma distância de nossos olhos.

Resposta de: Thiago Frota André, CLO, Belo Horizonte - MG


Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.