Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: Por que o congelador fica em cima da geladeira?


Pergunta de: LUCIANA FRANCKLIN DE ANDRADE


Resposta 1:

Oi Luciana, O congelador fica em cima da geladeira porque o ar gelado é mais pesado do que o ar quente. Então, quando o seu congelador esfria o ar (que vai estar muito mais frio do que o resto do refrigerador pode esfriar!) ele tem uma tendência natural de ir pra baixo, i.e., de atravessar toda a sua geladeira! Então, é mais vantajoso vc ter o congelador em cima da geladeira, é mais econômico, porque esse ar, que vc já gelou no congelador, vai descer e ajudar a gelar o resto! = ;)

Resposta de: Daniel Doro Ferrante - Brown University - USA


Resposta 2:

O motivo do congelador ficar na parte superior da geladeira tem a ver com um fenômeno chamado correntes de convecção. O ar que se encontra na parte superior da geladeira é esfriado pelo congelador. Esse ar se torna mais denso e desce, forçando o ar inferior e mais quente a subir e ser esfriado, repetindo-se o processo. Com esse movimento é mais fácil se esfriar a geladeira como um todo e se gasta menos energia. Se o congelador ficasse na parte inferior esses movimentos não ocorreriam e você teria uma geladeira com a parte inferior fria e a parte superior um pouco mais quente, o que não é desejável. O que se quer é refrigerar a geladeira como um todo e de modo relativamente homogêneo.

Resposta de: Alisson Soares Garcia


Resposta 3:

O princípio básico para colocarmos o congelador em cima da geladeira é baseado na convecção térmica. Essa consiste no transporte de energia térmica de uma região para outra, através do transporte de matéria, no caso as moléculas do ar. Quando um ambiente é resfriado, esse resfriamento é feito a partir da região superior, porque o fluido frio tende a descer. Assim: o congelador de uma geladeira é colocado na parte superior.

Resposta de: Marcella Cantagalli, Academia 2º médio, Juiz de Fora - MG


Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.